Início » CONTEC e FENABAN debatem o tema da diversidade em reunião bipartite

CONTEC e FENABAN debatem o tema da diversidade em reunião bipartite

Primeira reunião de Comissão acontece em São Paulo

postado Assessoria Igor

A Comissão Bipartite de Diversidade FENABAN / CONTEC, esteve reunida em São Paulo, na terça-feira (14), para a realização do primeiro encontro dos integrantes. O grupo tratou dos dados referentes à inserção de minorias sociais dentro do ambiente de trabalho bancário.

Passado o Dia Internacional da Mulher, na última quarta-feira (8), a comissão fez questão de abordar a presença crescente de mulheres na categoria. Atualmente, 48% dos postos de trabalho no sistema financeiro, são ocupados por mulheres. Sendo que 27%, são negras. Os índices, apesar de positivos, ainda estão longe do ideal de representatividade.

Para fomentar o debate e construir um futuro viável de pluralidade entre os trabalhadores e os cargos de liderança, a comissão vê como necessária a valorização da mesa de negociação entre os representantes dos bancos e a CONTEC. Assim como, adaptar a realidade tecnológica e de aperfeiçoamento de novas ferramentas para o dia dia nas agências.

Mesmo porque, é fundamental ter a presença diversa em postos de inteligência técnica e inovação, caso da segurança cibernética e tecnologia da informação. Normalmente ocupados pelo mesmo perfil de profissionais.

“As conversas estão sendo feitas no sentido de se preservar o princípio do respeito ao outro e às diferenças. Afinal, são eles que nos unem e que garante a pluralidade de ideias. É preciso ter mais mulheres em cargos de liderança. Assim como, as pessoas mais jovens estarem em contato com funcionários mais experientes. Negros, indígenas e brancos, em plena convivência de diálogo. Isso é fundamental para o mundo sindical, para os bancos e para toda a sociedade brasileira.” reforçou a importância do encontro, o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

A FENABAN informou durante o encontro, que contratou especialistas para discutir com melhor embasamento, os assuntos de diversidade ligados à raça, violência contra mulher e igualdade de gênero.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas