Início » Caixa não traz explicações plausíveis sobre a redução dos lucros no 4⁰ trimestre

Caixa não traz explicações plausíveis sobre a redução dos lucros no 4⁰ trimestre

postado Assessoria Igor

A representação dos empregados Caixa/Contec reuniu-se novamente com alguns segmentos da matriz/Caixa a representação da Caixa nesta sexta-feira, visando esclarecer os motivos dos quais geraram uma redução dos lucros da empresa no último trimestre do ano.

Para os empregados, os questionamentos apresentados na primeira reunião não trouxeram as respostas de forma razoável pela empresa. Para a Executiva Nacional dos Empregados Caixa/Contec as informações sobre o balanço e seus resultados, devem ser mais transparentes. Desta forma, ainda aguardando promessa da Caixa de trazer com clareza os fatos que reduziram o lucro no último trimestre do ano. Esclarecer faz parte do processo, tendo em vista a insatisfação e os questionamentos apresentados pelos empregados, que tanto se esforçaram durante o ano de 2022.

Segundo a Comissão dos empregados, é possível que  os adiamentos/consignados relativos ao Auxílio, bem como outros possíveis fatores desconhecidos e não informados, geraram esta redução, impactando o valor a ser distribuído na PLR dos empregados.

Contudo, apesar da ausência das informações cobradas, a Caixa repassou os dados já apresentados na primeira reunião, reforçando alguns esclarecimentos sobre a forma de apuração e como chegou aos valores de cada um, ressaltando que tudo foi possível a excecionalidade do SEST em relação aos dividendos de 75% ao invés dos 25% previstos em lei, atentando para o parágrafo segundo, letra b, Clausula Quinta, do Acordo Coletivo da PLR assinado com as entidades.  Abaixo segue informe da primeira reunião para uma melhor compreensão.

No dia 31 de março, a CAIXA fará os acertos de IR, Pensão, e fará o crédito positivo após estes descontos, as saber que a parcela creditada foi de apenas 70% do valor devido, e por se tratar da primeira parcela do ano, poderá haver uma redução menor do Imposto de Renda .

Comissão Nacional dos Empregados Caixa/Contec.

Com um lucro líquido de R$ 9,8 bilhões em 2022, a Caixa creditou nesta quinta à noite, dia 23, a segunda parcela da PLR 2022.

Os representantes da Comissão Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal/Contec, sob a coordenação do colega Carlos Rodrigues, FEEB PR, reuniram com vários segmentos gerenciais da Caixa, para discutirem sobre o resultado da Caixa no ano de 2022, bem como a forma como se deu os cálculos para pagamento da segunda parcela da PLR, levando em consideração a participação como um todo relativo ao ano de 2022. A Comissão Caixa apresentou várias informações e dados que nortearam os cálculos e os termos do Acordo Coletivo de Trabalho PLR 2022/2023.

Segundo a Caixa o valor da segunda parcela creditado na noite do dia 23 de março, disponível nesta sexta, refere-se a 70% do valor, visto que sobre o valor bruto há incidência do IR, e para os casos de pensão, adiantamento de 50% do valor. Informou que os acertos virão no próximo contracheque e possíveis diferenças pagas dia 31/03/2023.

Após algumas observações sobre o balanço e a forma de cálculos, a Comissão dos empregados/Contec solicitou à Caixa outras informações importantes para uma melhor avaliação do balanço.

Desta forma, a mesa de negociação voltará a se reunir nesta sexta, às 14 horas, para continuar discutindo pontos do balanço, os quais deram origem ao valor da PLR.

Segundo a Caixa, 1.306 empregados terão que devolver valores da PLR recebidos antecipadamente, podendo ser pagos em até 10 vezes sem juros. A Comissão dos empregados Caixa/Contec lamentou e rechaçou o fato de devolução de valores, lembrando a Caixa que fatos ocorridos no passado não deveriam acontecer.

Segundo os diversos dados, a redução do lucro em relação a 2021 se deu em grande parte por vários eventos não recorrentes, em especial com a venda de ativos financeiros e imóveis, fato este que não acorreu em 2022 e também pela necessidade de captação de recursos a taxas mais expressivas, como nos casos de LCI. Outras informações relevantes também estão disponíveis nas apresentações divulgadas pela Caixa.

Após o término da reunião desta sexta, repassaremos mais informações que se fizerem necessárias para uma melhor compreensão dos dados.

COMISSÃO NACIONAL DOS EMPREGADOS CAIXA/CONTEC

www.contec.org.br

1 comentário

Paulo Parcianello 14 de abril de 2023 - 23:46

A CONTEC consegue divulgar os dados referente aos cálculos que indica ter havido divulgação?! De que forma foi definido os 1,7bilhao?! Esta parte do balanço foi divulgado?! É possível ter acesso ao balanço da Caixa? Onde?! Porque o valor do repasse à União não foi 25% do lucro líquido como prevê o estatuto?! Alguém percebeu que o fato de usar verbas de natureza diferente (PLR e salário) irá gerar prejuízo tributário aos empregados da ordem de 82,5% do valor devolvido?!

Responder

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas